Kung Fu e o Tai Chi Chuan são duas das principais modalidades esportivas asiáticas, e você pode praticar aqui na Oriente Academia.
Kung Fu
O Kung Fu é uma arte marcial com mais de 3000 anos que influenciou a grande maioria das artes que conhecemos nos dias de hoje.
Ele abrange tanto o exercício físico quanto o mental, auxiliando a melhorar a capacidade de concentração e atenção, além da melhora física e bem-estar geral. Além de uma arte marcial e atividade física, o kung fu também é um sistema de defesa pessoal e uma filosofia de vida, que busca o aprimoramento e bem estar físico e mental.
As aulas são conduzidas pelo Professor Rafael Beltrame.
Perguntas Frequentes
Qualquer pessoa pode praticar Kung Fu?
Sim, a prática do kung fu não tem limite de idade, podendo ser trabalhado de acordo com a necessidade de cada aluno.
Preciso de algum uniforme especial?
No começo da prática, é possivel usar qualquer calça e camiseta confortáveis, e mais tarde adquirindo o uniforme, que é uma camiseta com o logo da escola e uma calça de treino que identifica o aluno, feita de materia leve e de fácil lavagem. É aconselhado o uso de um tênis confortável e não muito alto.
Aprenderei a lutar?
A arte marcial visa acima de tudo educação. Aprender a lutar, em nossa escola, é aprender a conhecer a sí mesmo e ter controle não apenas do corpo como das emoções. Ensinamos técnicas de ataque e defesa, além de defesa pessoal, mas tudo é controlado. Não ensinamos a luta desportiva, mas sim a luta marcial através de metodologia e dinâmica seguras.
Kung Fu usa faixa?
Alguns estilos (escolas) usam faixa, mas o nosso não usa. Tradicionalmente, o kung fu não usa faixa, e adotamos este método diretamente do Mestre de nossa escola, que trouxe o Kung Fu para o Brasil. A única diferença esta na listra da calça de treino, que é azul para os alunos e branca para o professor.
Mas como saberei se estou progredindo?
A progressão respeita o rítmo individual de cada pessoa, e o reconhecimento desta progressão é feita pelo próprio aluno quando percebe que esta evoluindo na qualidade de seus treinos. Esta é uma maneira muito natural e todos evoluem assim, sem excessão.
Quais os benefícios da prática?
Os benefícios são muitos, mas para citar alguns, podemos dizer que além do benefício do exercício aeróbico, é uma ótima maneira de trabalhar a concentração, respiração, postura e memória. Trabalhamos alongamentos em todas as aulas, e estas práticas trazem benefícios para o bem estar geral durante o dia-a-dia.
Quais equipamentos são usados?
Temos uma série de equipamentos para o treino, podendo assim variar a forma de fazermos os exercícios. Além do equipamento para ginástica, temos os equipamentos de luta como saco de pancada e instrumentos próprios para aplicar os golpes com segurança mas ao mesmo tempo podendo treinando a resistência e eficiência dos golpes.
O Kung Fu usa armas?
Usamos em treinos solo (ou seja, treinos em que não há oposição) as armas chinesas tradicionais, como espadas, leque, lança, bastão, facão, etc. As armas são feitas de material próprio para treino, não apresentando risco de machucar o aluno.
Existe aula teórica?
Temos algumas aulas teóricas programadas previamente, mediante disponibilidade dos alunos. Além disso, é disponibilizado material diverso como textos e vídeos para que o aluno possa se aprofundar em alguns aspectos do kung fu, caso queira.
O que são “estilos”?
O Kung Fu foi dividido desde sua criação em “estilos”, que são maneiras diferentes de desenvolver as técnicas. Nosso estilo é o Shaolin do Norte, um dos mais famosos no mundo .
Tai Chi Chuan
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa, trabalhada nos dias de hoje como uma ginástica suave e de baixo impacto, ideal para todo o tipo de pessoa, em especial pessoas com problemas articulares, de respiração e concentração.
Com movimentos inspirados na natureza, o Tai Chi visa a melhora da qualidade de vida, através de movimentos simples mas muito eficientes. Buscamos através da prática encontrar o caminho para o equilíbrio pessoal, tanto do corpo quanto da mente.
As aulas são conduzidas pelo Professor Rafael Beltrame.
Perguntas Frequentes
O Tai Chi Chuan é uma ginástica?
O Tai Chi é em sua origem uma arte marcial, desenvolvida de forma que pode ser trabalhada tanto como defesa pessoal como ginástica.
Pessoas com problemas articulares/musculares/etc podem praticar?
Os exercícios do Tai Chi e da Ginástica Chinesa (técnicas complementares dadas na aula) são tão abrangentes, que pessoas com qualquer tipo de dificuldade podem se beneficiar de sua prática.
Preciso de alguma roupa especial para treinar?
Na academia temos um uniforme comum (calça e camiseta), pois assim, nos identificamos como colegas. Contudo, a grande maioria dos exercícios não requer uniforme específico, podendo ser trabalhados inclusive com roupa social, em um intervalo de almoço, por exemplo.
Quais os principais benefícios da prática?
Os benefícios são muitos, mas dentre eles podemos citar melhora cardio-pulmonar, fortalecimento muscular, ganho de equilíbrio, desenvolvimento da flexibilidade e aumentos na capacidade de concentração, autoconfiança, disposição e bem-estar.
Existe algum risco de lesão?
A prática desenvolvida em aula é de baixo impacto e controlada pelo professor, que atende as necessidades e capacidades individuais dos alunos. O risco é mínimo, se trabalhado junto ao professor.
Tem alguma idade limite?
Não há idade mínima nem idade máxima. Como os exercícios são propostos de acordo com a capacidade de cada aluno, é possível que a faixa etária possa variar de crianças pequenas até a terceira idade.
Existe algum material usado em aula?
Além do aparelho de som, com músicas que auxiliam o relaxamento, usamos também outras ferramentas de treino para trabalharmos todas as partes do corpo. Eles podem variar de simples canudos de papelão até mesmo o treino individual com leques e espadas chinesas (na forma de exercício, não de confronto).
A prática do Tai Chi ajuda a emagrecer?
Não diretamente, pois é um exercício mais voltado a respiração, concentração e fortalecimento muscular. Contudo, a auto-compreensão desenvolvida nas aulas auxilia para que possamos entender a nós mesmo, e assim trabalhar nossas questões que possam estar interferindo na alimentação, como ansiedade e nervosismo.
Existe alguma parte teórica na aula?
Sim, trabalhamos em algumas aulas não apenas a história e elementos próprios do Tai Chi, mas também com o que há de comum nas mais diversas filosofias, seja o autoconhecimento ou autoaprimoramento, trabalhando assim o corpo e a mente de maneira natural e saudável.