Taekwondo

No grupo de Taekwondo da Oriente Academia, buscamos unir o aspecto tradicional da arte marcial com uma abordagem moderna de treino.

A cada semana, diversos temas como flexibilidade, força, resistência, velocidade e coordenação são combinados resultando em um treinamento dinâmico que busca vivenciar o Taekwondo de forma completa – arte marcial, esporte, defesa pessoal, cultura e filosofia.

As aulas são diversificadas e baseadas em um currículo especialmente desenvolvido pelo mestre Sergio, que é 6° Dan faixa preta. Com mais de 20 anos dedicados ao Taekwondo, é um estudioso da técnica e da filosofia desta arte marcial.

Perguntas Frequentes

O que é Taekwondo?

O Taekwondo é uma arte marcial tradicional coreana, um sistema prático de defesa pessoal e um moderno esporte olímpico. A modalidade é conhecida pelo seu repertório espetacular de chutes, mas a sua prática é bastante completa, envolvendo golpes e defesas com os braços, além de noções de torções e projeções.

O que significa Taekwondo?

Taekwondo significa “caminho dos pés e dos punhos”, sendo assim, considerada uma filosofia vivenciada através de técnicas corporais de combate (pés e punhos).

Do que é constituído o Taekwondo?

É constituído de técnicas básicas, formas, quebramento, luta e defesa pessoal. Além de meditação, técnicas de respiração e noções da cultura e da língua coreana.

O Taekwondo é eficaz como defesa pessoal?

Sim, e é um método simples, acessível a qualquer pessoa, independente de sexo ou condicionamento. Ensinamos a prevenir e a lidar contra todo o tipo de ataques, inclusive contra armas, como faca, bastão e armas de fogo.

Quem pode praticar Taekwondo?

Todas as pessoas, independente do condicionamento físico, de ambos os sexos, que queiram aprender a se defender, praticar uma atividade física interessante, conhecer outra cultura fascinante ou se aprofundar em uma das artes marciais mais praticadas do mundo.

Aprenderei mais do que lutar?

Sim, os princípios do Taekwondo são profundamente arraigados no pensamento oriental, como o taoísmo, o confucionismo e o seon (zen) budismo. A sua prática sincera não só trás um aprimoramento físico, como também possibilita o autoconhecimento e uma maior compreensão da natureza humana.

Quais os benefícios?

A sua prática regular fortalece os músculos, reduz a gordura corporal e melhora as funções cardiorespiratórias. Além de possibilitar uma melhoria na consciência corporal, trazendo mais equilíbrio, flexibilidade e coordenação para os seus praticantes.

Qual o objetivo das aulas de Taekwondo da Oriente Academia? Sou obrigado a competir?

Não, não é obrigado a competir. Temos uma estrutura pedagógica pioneira, onde existe currículos adaptados conforme a faixa etária e vários temas complementares como luta esportiva, defesa pessoal, filosofia e armas tradicionais coreanas que o aluno aprende conforme o seu interesse e progressão. Contamos também com amplo material pedagógico (apostilas, DVDs, revistas, etc.) que estão à disposição de todos.

Como funcionam as turmas infantis de Taekwondo?

As turmas infantis são abertas às crianças de 6 a 12 anos de ambos os sexos e funcionam em horários separados dos adultos. Nas aulas são desenvolvidas atividades como saltos, cambalhotas e jogos de coordenação motora em paralelo aos treinos de chutes, socos e defesas que são comuns à luta. É a combinação perfeita do lúdico com a disciplina das artes marciais. Somado a isto, para a criança realizar um exame de graduação, ela precisa além de saber as técnicas da faixa, apresentar o boletim escolar e uma avaliação de comportamento preenchida pelos pais. O objetivo principal dos treinos é estabelecer uma ligação entre a academia com a escola e o lar de nossas crianças.